Manutenção preventiva no envidraçamento de sacadas: entenda a importância!

Envidraçar sacadas é uma tendência que vem conquistando cada dia mais clientes. Todo este sucesso pode ser explicado porque além de melhorar a estética do espaço e ser bastante funcional, os vidros proporcionam diversos benefícios aos moradores. 

Ainda mais quando estamos falando de apartamentos menores, onde uma sacada pequena é um espaço fundamental para lazer, descanso ou ampliar seu espaço útil.

Apesar de tantas vantagens, muitos ainda se questionam se é ou não uma opção segura. 

A verdade é que o envidraçamento é 100% seguro – desde que seja feito por empresas qualificadas e instalados corretamente. Somente assim será resistente e seguro. 

E depois da instalação?

Outro aspecto que impacta diretamente na segurança deste tipo de serviço é a manutenção preventiva. 

Muitos não sabem, entretanto, é importante fazer vistorias regularmente nas sacadas fechadas por vidros. Isso porque, assim como diversos produtos e serviços contratados, alguns equipamentos do envidraçamento têm prazo de validade. 

Sendo assim, precisam ser trocados periodicamente para manter a alta qualidade dos vidros. Caso contrário, o risco de acidentes e falhas aumenta significativamente. Mas não se preocupe! Manutenção em sacadas de vidro não quer dizer trocar todas as lâminas do material.

São apenas alguns reparos de falhas pequenas para que não se tornem problemas maiores no futuro. 

Veja o que é manutenção preventiva dos vidros, sua importância e como fazê-la de forma eficiente e segura. Acompanhe!

O que é manutenção preventiva dos vidros?

A norma técnica  ABNT NBR 16.259, que estabelece requisitos e métodos que asseguram um bom desempenho dos sistemas de envidraçamento de sacadas,  recomenda a manutenção dos vidros em um prazo máximo de dois em dois anos. Mas, afinal, o que é essa manutenção preventiva?

Diferentemente da avaliação corretiva, que conserta algo que já não está funcionando bem, esse tipo de manutenção visa a prevenção. E como diz o ditado, prevenir é melhor que remediar, concorda? 

Manutenção preventiva é uma vistoria que pretende avaliar a qualidade do envidraçamento e fazer ajustes, se necessário. Medida importante para conservar bom funcionamento e segurança dos vidros.

O envidraçamento é composto por diversas ferramentas e não somente os vidros – apesar de representarem o componente principal. É preciso ter cuidado com todos esses equipamentos para evitar que estes se desgastem precocemente.  

Caso isso aconteça, o mau funcionamento é inevitável. Diversas avarias podem acontecer – como a falta de lubrificação do sistema que prejudica as roldanas e dificulta o manuseio dos vidros, podendo ocorrer emperramento e até quebrar. 

Existem situações mais fáceis de serem resolvidas, mas também algumas mais graves que representam bastante perigo. Guias quebradas, eixos de roldanas torcidas, rolamentos rachados, entre outras falhas são comuns após algum tempo  de uso do envidraçamento. 

Com a manutenção preventiva, é possível identificar essas falhas e agir antes que algo pior aconteça. Por isso, chamar uma equipe especializada para fazer essa vistoria periodicamente é importante!

Por que é uma medida tão importante?

Imagine o quão perigoso seria se uma folha de vidro caísse para dentro ou fora da sacada – dado que esse material é pesado e, caso se estilhace, representa um perigo ainda maior para as pessoas. 

Essa situação pode acontecer caso o vidro esteja deslocado, por exemplo. Além de poder cair sobre a pessoa que estiver tentando fechá-lo ou abri-lo. Então, é muito importante prezar por essa avaliação a cada dois anos no máximo. 

Outro ponto importante é que ao fechar a sacada com vidros, você deseja que funcione bem. Com a manutenção preventiva, as pequenas falhas que tornam o manuseio mais difícil são eliminadas.

Vale a pena colocar os vidros com tantos “perigos”? 

A resposta dessa pergunta é: sim! A intenção aqui não é te assustar e fazer com que repense em fechar sua sacada, mas sim, informar sobre a manutenção preventiva – que muitos nem sabem que precisa ser feita. 

O envidraçamento tem diversos benefícios, inclusive a segurança, mas para isso ter cautela, prezar pelo bom manuseio e fazer manutenções regulares faz toda diferença. Na verdade, é essencial. 

Então, com cuidado, os vidros serão grandes aliados no bem-estar dos moradores de todo apartamento. 

Esse serviço tem ótimo custo benefício, afinal, se algo mais grave acontecer, o valor para consertar será ainda maior. 

Como fazer envidraçamento?

Diversas empresas qualificadas em envidraçamento oferecem este serviço. É o caso da Belle Vision, que proporciona uma equipe especializada e experiente para  oferecer os melhores projetos de sistema de vidros na sacada

É preciso optar por uma empresa que ofereça muita qualidade e profissionalismo, porque como vimos, é um assunto sério. Então, faça com a organização que se sinta confiante e confortável, e não somente visando o preço.

Dessa forma, a segurança será sempre uma prioridade no seu lar!