Folhas de vidro emperrando? Entenda como resolver com cuidado

Fechar a sacada com vidros traz diversos benefícios ao imóvel e seus moradores. Mas, para isso, é preciso ter alguns cuidados para manter envidraçamentos seguros e funcionais – caso contrário, alguns problemas podem começar a aparecer conforme o tempo. 

Antes de qualquer coisa, não podemos deixar de ressaltar o quão importante é contratar profissionais qualificados para esse tipo de serviço. Além de escolher uma empresa com especialistas de confiança, é fundamental saber se contam com materiais/equipamentos adequados para o seu projeto! Você vai perceber a importância dessa decisão ao longo do conteúdo.

Outra forma de evitar que alguma folha de vidro emperre ou que o rolamento seja mais dificultoso, é realizando a manutenção preventiva do envidraçamento periodicamente. 

Qual a importância das manutenções?

Ao contrário do que muitos pensam, fazer essa avaliação periódica não é algo custoso, pelo contrário, sai muito mais em conta do que precisar trocar os vidros caso algo mais sério aconteça. 

Apesar de ser fácil manusear o sistema de vidros, existem alguns cuidados para evitar pequenos “defeitos”, como lâminas emperradas. 

Isso não é tão difícil, afinal, fazer manutenções e ter cautela é recomendado para a maioria dos produtos que compramos, concorda?

Então, além de explicar as causas para o emperramento e o que fazer para lidar com essa questão, também abordaremos alguns cuidados que farão a diferença no seu dia a dia e também na qualidade dos seus vidros.

O que causa emperramento nas folhas de vidro?

Existem algumas possíveis causas que explicam essa situação, desde pequenos defeitos até problemas realmente maiores. Na hora de abrir os vidros parcialmente ou até mesmo por completo, é preciso de calma e cautela.

Se forçar, ficar puxando e pegar de mau jeito, o dano vai acontecer. Dependendo da gravidade, precisará recolocar todas as folhas de vidro. Ou seja, vai precisar desembolsar um valor alto de manutenção. 

Mas, é possível ter situações mais simples. Estamos falando sobre o emperramento devido ao acúmulo de sujeiras nos trilhos do fechamento da varanda com vidros. Se isso acontecer, faça uma boa limpeza que seu problema será solucionado. 

Outro aspecto menos preocupante é quando as roldanas estão com defeito. Esses acessórios são essenciais para que as folhas de vidro deslizem de um lado para o outro com facilidade ou possam ser movimentadas com giro. 

São 4 roldanas por vidro, sendo 2 internas e 2 externas; caso algo aconteça com qualquer uma delas, dá para notar que a dificuldade em movimentá-los será maior. Além do mau uso, não esqueça que esses equipamentos têm data de validade.

E TEM MAIS! A instalação errada pode ser outra causa desse  tipo de problema. 

O tempo de uso das roldanas depende da qualidade do serviço e do produto, mas em geral, sofrem desgaste natural e a cada 2 anos devem ser substituídas. Se esse for o caso, é fácil de resolver!

Se os vidros estiverem soltos ou mal instalados, é um sinal de alerta! Profissionais da área devem ser chamados o mais rápido possível – dado que a situação representa grande risco para o bem-estar dos moradores. 

O que fazer quando os vidros emperram?

Agora que entende o que pode estar acontecendo, lidar com esse emperramento será mais fácil. A dica é simples, verifique se os trilhos estão limpos ou se tem algo impedindo o rolamento. 

Se tiver, uma limpeza bem feita solucionará o problema. Lembrando que limpar os vidros deve ser uma atividade regular para evitar maiores danos.  Se mesmo com a higienização, o vidro continua emperrando, veja a situação das roldanas. 

Como dissemos, são 4 por vidro. Então, preste atenção se alguma delas apresenta algum dano. 

Já verificou e se identificou com esse problema? Chegou a hora de pedir ajuda a um profissional para ir até sua residência e trocá-la para você. Não faça sozinho (a)!

Entenda como abrir os vidros com cuidado antes de emperrar!

Primeiramente, você precisará de delicadeza e calma. Para abrir cada uma das folhas, a roldana precisa estar encaixada na abertura da parte superior do vidro, assim a lâmina abrirá normalmente!

Depois basta pegar no fecho e abrir em sua direção até que atinja um ângulo de 90º graus e deslocar até o final, encostando no vidro que já está aberto. 

Neste momento, é só pegar o meio do vidro e girar para o lado interno do ambiente e ir repetindo esses passos a cada folha.

Outros cuidados importantes com os vidros!

Além de movimentá-los com cautela, é importante atentar-se a alguns pontos para fazer com que o envidraçamento dure mais e não tenha falhas. É o caso da limpeza dos trilhos e dos próprios vidros!

Faça a limpeza regularmente com um pano molhado de água e sabonete neutro, produtos específicos para esse serviço ou algum da sua preferência. 

Também evite que tenha muito contato com os vidros para não arranhá-los, manchá-los ou até mesmo quebrá-los. 

Instalação responsável e manutenção preventiva são nossas dicas de ouro! 

Seja uma vez ao ano ou a cada dois anos, o importante é fazer inspeções preventivas. E não se preocupe, nesses momentos você não precisará trocar todo o envidraçamento, serão pequenos reparos que evitam maiores danos e, consequentemente, gastos.

Mas como a Belle Vision pode ajudar?

Nós da Belle Vision nos preocupamos com tudo que está relacionado ao envidraçamento. É por isso que compartilhamos dicas e informações sobre diversos assuntos aqui em nosso blog!

Não trabalhamos com manutenção de envidraçamentos, mas recomendamos que, se tiver problemas, chame imediatamente uma empresa especializada em vidros para te auxiliar. 

No entanto, estamos sempre a disposição para instalação de vidros na sacada. Todos os nossos clientes são atendidos por profissionais extremamente qualificados e experientes – o que evita muitos problemas futuramente, inclusive relacionados aos que apresentamos neste conteúdo.

Por isso, continue acompanhando nossas atualizações aqui no blog e não hesite em entrar em contato conosco se tiver dúvidas!