Seja bem-vindo a Belle Vision
Aperfeiçoar um espaço dentro de um imóvel, dando a ele mais sofisticação, é uma prática que pode ser feita de diferentes maneiras, sendo o fechamento de sacadas uma delas.
Contudo, em edifícios comerciais e residenciais, muitas regras passaram a ser documentadas e, posteriormente, seguidas pelos condôminos. Ou seja, nem tudo que gostamos, podem ser colocados nas sacadas, terraços e varandas dos prédios em que moramos ou não que temos uma sala comercial, por exemplo.
Diferenças entre sacadas, terraços e varandas
Apesar de várias pessoas acharem que sacadas, terraços e varandas só têm de diferente o nome, as distinções vão muito além.
Sacada
A sacada é um tipo de estrutura que fica “a parte” da residência, que em alguns lugares é conhecida como balcão. Essa construção fica ligada à sala ou a um ou mais quartos do apartamento.
Terraço
O terraço é um ambiente que, regularmente, não é coberto e fica disposto em cima dos edifícios. À vista disso, somente coberturas possuem terraços.
Varanda
A varanda é mais ampla do que as sacadas, sendo um modelo de extensão da casa. Tem quem prefira a varanda em sala de jantar e tem os que gostam mais dela conectada à sala de estar. Mas, independentemente da predileção, as varandas são mais corriqueiras em espaços sociais.
Se a varanda for equipada com churrasqueira, ela torna-se a chamada varanda gourmet.
Em qualquer um dos protótipos, você poderá fechar a sacada com vidro, gerando benefícios relevantes ao seu lar.
Regras de condomínio: uso de sacadas, terraços e varandas
Antes de começarmos a citar algumas normas que são válidas para todos os casos, vale destacar que as imposições podem variar de acordo com as determinações individuais de cada região e/ou edifício.
Em casos de barulho, música alta, uso de elevadores e passeios com pets, exemplificativamente, as normas são comuns: não perturbar o vizinho com som alto após às 22h, retirar eventuais excrementos dos animais do chão, em caso de prédios com elevadores sociais e de serviço, utilizá-los corretamente e assim por diante.
As regras mais flexíveis de serem estipuladas são aquelas que entram em deliberações coletivas. Analise-as:
Aproveitamento de áreas comuns
Atualmente, muitas edificações contam com ambientes de lazer para as famílias. Em alguns prédios, há playground, quadras de futebol e salões de festas e, em outros, você encontrará piscina, spa e academias. Independentemente das opções que fazem parte da rotina de diversos brasileiros, é importante respeitar os requisitos para que a utilização das acomodações.
Para passar o tempo nessas áreas comuns, os residentes precisam atentar-sem aos horários e aos cuidados a serem tomados. Usualmente, pessoas que não são moradoras do condomínio não podem fazer o uso desses espaços, exceto como convidados em salões de festas.
Mudanças
É totalmente comum que as pessoas queiram/precisem se mudar de um apartamento, o que acontece por vários motivos. Porém, como sabemos, a mudança em si é trabalhosa, demanda tempo e, na maioria das vezes, faz barulho e sujeira.
Por isso, há regras em condomínios para mudanças, tanto sobre os dias que elas podem ser feitas (geralmente de segunda a sábado), quanto referente aos horários. Outras questões como limpeza e zelo com as partes comuns do prédio também podem ser colocadas em pauta.
Obras
Assim como as mudanças, as obras também têm normas em relação aos dias e horários em que serão realizadas. Entretanto, algumas obras precisam ser inspecionadas e autorizadas por assembleias, como para o fechamento de sacadas, terraços e varandas.
Por lei, o envidraçamento e o fechamento de sacadas em condomínios são permitidos desde que haja uma assembleia e que a instalação dos produtos seja feita conforme a ART – Anotação de Responsabilidade Técnica – assinada por um engenheiro ou arquiteto. O fato se dá porquê o envidraçamento de sacadas deve seguir um padrão, o qual está regulamentado pela norma NBR 16259.
Regras para envidraçamento de sacadas
A norma da ABNT citada acima garante ao consumidor que o projeto de fechamento e envidraçamento de sacadas seja feito com assertividade, diminuindo as chances de contrariedades com o passar dos anos. O “Sistemas de envidraçamento de sacadas – Requisitos e métodos de ensaio” apontam que:
Atentar-se à carga extra com o sistema aberto e fechado, bem como o cálculo estrutural do prédio, são imprescindíveis;
O sistema completo precisa ser aprovado antes da instalação e ter resistência à corrosão, às cargas e ao impacto. Ainda, deve passar por um teste de comportamento, para ver se aguentará ser aberto e fechado inúmeras vezes;
Os vidros permitidos são o laminado e o temperado;
Verificar a pressão do vento que exerce sobre a edificação de acordo com a região brasileira e a altura do prédio;
Entre outras especificações.
Vantagens do fechamento de sacadas
Ao adquirir o fechamento para a sacada da sua casa, você obterá propriedades individuais e para o lar em si, como:
Conforto: com a sacada fechada, você conseguirá ter mais aconchego no local;
Estética agradável: o espaço ficará mais bonito e elegante;
Limpeza simples: água, sabão neutro e pano macio são os equipamentos que você carecerá para higienizar o envidraçamento;
Preserva a vista: não atrapalhará você a observar o amanhecer e pôr do sol, por exemplo;
Segurança: você e sua família estarão protegidos pelo sistema, o qual permite que ele fique aberto ou fechado segundo as necessidades de cada um. Ademais, o fechamento de sacadas permite a aplicação de telas, dando mais resguardo ao ambiente;
E mais.
Fechamento de sacadas no ABC
A empresa responsável por desenvolver o sistema de fechamento de sacada exclusivamente para a sua residência é a Belle Vision. São anos de expertise e mão de obra especializada trabalhando em obras de envidraçamento e fechamento de sacadas e divisão de ambientes.
A nossa equipe é composta por profissionais dedicados e empenhados para realizar sonhos. Temos orgulho em trabalhar com esse segmento que vem crescendo diariamente.
Conte com a Belle Vision. Atendemos os principais bairros e cidades de São Paulo:
ABC – Santo André, São Caetano do Sul, São Bernardo do Campo, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra;
São Paulo – Jardim América, Bela Vista, Vila Mariana, Moema, Vila Nova Conceição, Itaim Bibi, Alto de Pinheiros, Alto da Lapa, Lapa, Pompeia, Perdizes, Santana, Parada Inglesa, Tucuruvi, Tatuapé, Mooca, Anália Franco;
Consulte-nos!
Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência como usuário.
Ao acessar nosso site você concorda com a utilização de TODOS os cookies.