Existem algumas normas e leis sobre o envidraçamento de sacadas. Entendê-las é fundamental para contar com os benefícios do vidro sem maiores transtornos.

É preciso algum tipo de autorização para fazer fechamento de sacadas em condomínios?

Em algumas cidades, como em Belo Horizonte, é proibido por lei envidraçar sacadas em apartamentos. Caso algum morador desrespeite essa norma, poderá receber uma notificação e multa de mais de R$5.000,00. 

Isso porque, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSU) considera que os vidros proporcionam um acréscimo de área, o que deveria ser previsto no projeto e no IPTU.

Ou seja, nesses casos, o morador deveria pagar um valor mais alto pelo espaço que ganhará com o envidraçamento. Em cidades como Belo Horizonte, é preciso fazer um pedido à prefeitura para fechar a sacada com vidros.

Dessa forma, com a autorização, é possível colocá-los sem maiores dores de cabeça. Entretanto, nem todas as pessoas sabem dessa lei, fazem o envidraçamento de sacadas sem consultar a prefeitura e acabam tendo que pagar multas. 

Como saber se na minha cidade é proibido ou não envidraçar a sacada? Nossa principal sugestão é entrar em contato com o síndico do condomínio. Esse profissional te orientará sobre o tema. 

Além de ter as informações sobre condições e normas municipais, também te ajudará a entender as regras do condomínio sobre o envidraçamento. Uma vez que por lei, qualquer intervenção na fachada do prédio deve ser aprovada em assembleias nos condomínios. 

É a chamada Lei dos Condomínios. Já ouviu falar? Essa lei abrange uma série de normas de deveres, direitos e condutas dentro dos condomínios. Uma delas é sobre o envidraçamento das varandas. 

Como verá a seguir, colocar vidros nas sacadas é extremamente vantajoso, mas pode impactar na segurança e estética do prédio. Por isso, é um tema cheio de normas técnicas e regras. 

Entenda o que é a Lei do Condomínio, as normas para o envidraçamento e como fechar sua sacada com vidros sem maiores transtornos. 

O que é preciso verificar antes de colocar vidros na sacada

O primeiro passo é entrar em contato com o síndico para entender melhor as normas municipais sobre o tema. Neste momento, também é interessante perguntar sobre as regras do condomínio para o envidraçamento de sacadas.

Com a popularização dos vidros e seus benefícios, diversos moradores começaram a envidraçar as sacadas de forma desorganizada. Cada um com modelos diferentes e muitos não se atentavam sobre as regras de segurança para os vidros. 

Com isso, a fachada dos prédios começou a ficar visualmente menos atrativa. Além de que, caso a estrutura do imóvel não seja resistente ao peso dos vidros, o risco de acidentes graves é enorme. 

Então, a Lei nº4.591/64, lei do Condomínio prevê que modificações na varanda de cada apartamento não podem prejudicar a valorização dos imóveis ou colocar a estrutura do local em risco.

Sendo assim, cada condomínio – em cidades nas quais não há proibições municipais – deve decidir e estabelecer as normas para o envidraçamento. Ou seja, para envidraçar sua sacada, deverá pedir autorização ao síndico. 

O profissional indicará quais os modelos é permitido, cores, orientações de segurança, se pode ou não colocar cortinas, entre outros fatores. Tudo isso é decidido em assembleia e repassado aos novos condôminos pelos síndicos. 

Além da valorização do imóvel, o principal motivo para a necessidade de normas condominiais sobre os vidros é a segurança. Imagine que todos os moradores coloquem vidros nas sacadas. 

O peso que os vidros proporcionam à estrutura do imóvel é muito maior do que o planejado anteriormente. Por isso, os síndicos procuram profissionais de engenharia para verificar se o prédio tem condições de suportar essas peças ou não. 

Em condomínios mais antigos, por exemplo, o recomendado é não instalar cortinas de vidro para manter a segurança de todos. Outro cuidado antes de envidraçar a sacada: saiba que a responsabilidade sobre os vidros será sua e não do condomínio.

Responsabilidade do morador: entenda as regras

Todos os valores e problemas causados pela instalação dos vidros estão sob responsabilidade do morador que optar por fazer essa mudança na sacada. O ideal é contratar boas empresas de envidraçamento. 

Assim, terá certeza que contará com materiais de qualidade e ótima instalação – de acordo com todas as regras desse serviço em prol da segurança do local, como  a  Anotação de Responsabilidade Técnica, um documento que deve ser assinado por um engenheiro ou arquiteto.

Também receberá orientações sobre qual o melhor e mais resistente vidro, cuidados, manutenções e todos os cuidados para manter o envidraçamento seguro.

Conte com a Belle Vision

Se está procurando uma empresa de confiança para envidraçamento de sacadas em São Caetano, a Belle Vision é a sua melhor opção. Profissionais capacitados e um atendimento personalizado te garantem a segurança que deseja. 

Qualquer dúvida sobre o assunto, nossos profissionais podem te ajudar. Proporcionamos materiais de excelência, instalação de acordo com as normas e vidros extremamente resistentes. 

Entre em contato conosco para envidraçar sua sacada! Fechamento de sacadas no ABC é com a Belle Vision. Em resumo: colocar os vidros ou não é uma decisão importante. Para evitar dores de cabeça, verifique as normas da sua região. 

Caso seja legal, procure o síndico e entenda as regras do condomínio. Faça tudo de acordo com as orientações desse profissional e com as leis da cidade e não terá problemas, apenas vantagens em fechar sacadas com vidros.