Barulho de vento entre os vidros? Veja como solucionar!

Sacadas são áreas externas de casas e apartamentos. Por isso, estão expostas a ações do clima, como as fortes rajadas de vento. 

Muitos optam pelo envidraçamento da varanda justamente por esse motivo, para evitar que o vento frio entre e deixe os outros cômodos mais frios. 

Outra situação pouco confortável que motiva o fechamento de sacada com vidros é o barulho do vento, que pode ser bastante alto. Então, a vedação parece ser uma solução eficaz, correto? A resposta é: depende!

Quando o envidraçamento de sacadas pode ser uma solução?

Na grande maioria dos casos os vidros funcionam até mesmo como isolantes acústicos, mas somente quando são bem instalados. Sendo assim, se o ruído do vento entre os vidros está sendo um problema em sua residência, não se preocupe. 

Com alguns ajustes é possível reverter essa situação e ter um lar tranquilo, sem esse som inconveniente.

Esses barulhos de vento podem causar noites mal dormidas e muito estresse durante o dia, ainda mais quando se tem crianças pequenas. Pessoas que trabalham ou estudam em casa também podem sofrer mais do que o comum com esse tipo de situação. 

Como estamos aqui para ajudar, nós da Belle Vision, empresa referência em envidraçamento de sacadas, explicaremos os fatores que fazem o vento passar pelas folhas de vidro e causar este som que incomoda. Além disso, também explicaremos o que você pode fazer para evitá-lo. Acompanhe!

Dicas para eliminar ruídos de vento

Não podemos evitar as variações climáticas, mas aprender a lidar com elas e diminuir o impacto que têm em nossa vida é fundamental. O envidraçamento de sacada é uma ótima opção para isso.

Isso porque esse sistema tende a proporcionar conforto térmico, impedindo que o local esquente muito ou seja atingido pelo frio. Também inibe a ação da chuva dentro da varanda, possibilitando que os moradores curtam o espaço quando quiserem.

Todos esses benefícios só serão identificados quando o vidro for bem instalado e conservado também. 

A manutenção preventiva é muito importante nesses casos e a falta desse procedimento pode ser um dos fatores que causam os ruídos de vento, como poderá ver a seguir. 

Vedação insuficiente dos vidros

Para impedir que algo entre na sacada, o envidraçamento serve como uma barreira física, concorda? Quando existem espaços nessa vedação, o vento, por exemplo, passará pelas brechas e o barulho será uma consequência. 

Então, verifique se todas as folhas estão encostadas corretamente. Se não estiverem, o problema é esse. 

Também existe a possibilidade das borrachinhas entre as lâminas estarem desgastadas, porque com o tempo é normal que este material sofra certo desgaste;  e isso pode dificultar que a barreira física seja eficiente. 

Se este for o caso, chame uma equipe especializada para trocar essas borrachas por algumas novas. Dessa forma, o ruído não será mais uma questão. 

Os vidros podem estar desregulados

Este problema geralmente se dá por uma instalação mal feita. Quando os vidros se encontram desregulados, existe o perigo de queda e quebra desses materiais. 

É um aspecto que pode ser reconhecido durante a manutenção preventiva e consertada antes que algo mais grave aconteça. 

Vendo por este lado, o ruído é um problema pequeno quando comparado ao que pode acontecer, mas ainda sim incomoda e pode servir como um alerta. 

Falta da manutenção preventiva

A manutenção preventiva é tão importante quanto a corretiva, que visa consertar algo quando quebra ou falha. Essa medida visa fazer ajustes no envidraçamento para conservar a qualidade e bom funcionamento dos vidros.

Chamar uma equipe especializada para fazer uma vistoria é uma solução preventiva, que visa diminuir o risco de algumas falhas e eliminar defeitos que podem se tornar problemas maiores no futuro – como os vidros desregulados que citamos acima. 

Você já sabia sobre a manutenção de sacadas de vidros?

Não se preocupe se a resposta for não. É normal que as pessoas deixem para procurar por esse tipo de manutenção quando algum problema nos vidros aparece; o que é um erro.

Então, optar por essa vistoria periodicamente possibilita resolver questões pequenas, como manter a lubrificação do sistema. Caso essa medida não seja tomada, as roldanas serão prejudicadas. Assim, você não conseguirá manuseá-las corretamente e o vidro ficará emperrando, por exemplo. 

Pode não parecer, mas o envidraçamento conta com diversos componentes e ter o cuidado necessário com eles é essencial para evitar desgastes precoces. 

Para fazer manutenção preventiva, basta encontrar uma empresa especializada em envidraçamentos que você confie. 

Conheça a Belle Vision

A Belle Vision é uma empresa de envidraçamento de sacadas com mais de 15 anos de mercado. Por todos esses anos nós buscamos proporcionar serviços com a mais alta qualidade. 

Nossa prioridade é proporcionar qualidade de vida e segurança a todos os clientes que nos procuram, por isso, entregamos e trabalhamos com materiais confiáveis e seguros, além de cumprirmos com os requisitos necessários para o isolamento acústico e térmico. 

Se quiser fazer um projeto de envidraçamento de sacadas com uma empresa especialista e de referência no mercado, conte conosco!