Como aproveitar sacada pequena?

Muito se fala em aproveitar as sacadas como um cômodo a mais, porém, para as pessoas que moram em apartamentos pequenos, essa ideia parece muito distante. Afinal, o que pode ser feito em tão pouco espaço? 

Dessa forma, várias varandas se tornam depósitos, um ambiente esquecido ou até mesmo ignorado. Se você se identifica, está perdendo um espaço incrível que tem muito potencial para se tornar o melhor lugar do apartamento. 

Mesmo que você seja do time que dispensa qualquer reforma, a solução para sua sacada pequena pode ser mais simples do que parece! Além de soltar a criatividade, será preciso olhar o espaço por outra perspectiva para entender como aqueles poucos metros quadrados podem ser bem aproveitados.

As opções são diversas e nós vamos te ajudar nessa missão, mas a primeira dica é envidraçar a sacada. Isso porque, com a proteção dos vidros, não precisará se preocupar com móveis resistentes ao sol e a chuva e aproveitar o ambiente em qualquer clima. 

Fique tranquilo (a)! Vamos explicar os benefícios do vidro mais para a frente também, entendemos que é um investimento, então, a decisão de fazer o fechamento da sacada deve ser bem pensada. 

Além disso, como uma empresa de envidraçamento de sacadas especialista, te daremos algumas dicas de como aproveitar o espaço, mesmo que pequenos, para te inspirar a aproveitar e muito a sua sacada. Vamos lá!

Como aproveitar sacada pequena? 

Como dissemos, basta soltar a criatividade porque opção é o que não falta para tornar sua sacada em um lugar charmoso e aconchegante. Hoje, vamos dar dicas de como transformá-la em um cômodo a mais. Integrá-la com a sala de estar, porém, é bastante legal também. 

A sacada integrada com os cômodos interiores do apartamento é o fechamento de varanda com vidros e o nivelamento do piso para ampliar a sala e ter mais espaço para aproveitar o lado de dentro da sala de estar, cozinha, jantar, entre outros cômodos.

Adoramos essa opção incrível, mas neste conteúdo daremos inspirações para você criar uma outro ambiente no seu lar.

Móveis planejados para sacada pequena

As opções planejadas são ideais para lugares pequenos porque serão pensados na metragem que se tem disponível. Por exemplo, um sofá em L pode ser ótimo e se encaixar perfeitamente no local. 

Mesas adaptáveis que abrem e fecham ou acopladas na parede são legais, já que dão funcionalidade ao ambiente, sem tomar muito espaço. Móveis multifuncionais são muito bons também, como prateleira que tem mesa basculantes.

Prateleiras em sacada pequena

As prateleiras podem ajudar a organizar o ambiente e ainda deixá-lo mais aconchegante, por causa da madeira, ou moderno, dependendo do material do móvel. Pode acomodar plantas, livros, bebidas – como um barzinho -, entre outras opções. 

Seja uma estante ou algumas prateleiras pregadas na parede, essa ideia dá mais personalidade para o ambiente, otimiza espaço e é funcional. 

Bancos e poltronas

Um espaço relaxante não precisa ser grande. Um banco de madeira sob medida, poltronas confortáveis, tapetes e almofadas já vão dar outra cara para o lugar. Além de se tornar um cômodo para descansar enquanto aprecia a vista, ainda é aconchegante e receptivo.

Jardim vertical

Jardins verticais estão sendo cada vez mais usados e são super charmosos. A parede é um local esquecido pelos moradores, mas tem muito potencial! Mini horta ou apenas alguns vasos com plantas farão toda a diferença no ambiente.

Vidros para sacada pequena!

Como dissemos, o vidro é essencial para renovar sua sacada. Imagine dar outra cara para a varanda, comprar móveis, decorações e, quando for usar, estiver chovendo e você ter que ficar dentro do apê. Não é a situação ideal, concorda?

Além de proteger os móveis e permitir que se use a sacada independentemente do clima, o envidraçamento da sacada tem muitos benefícios. Com esse recurso, a proteção aumenta e crianças e pets podem frequentar a sacada à vontade. 

Os vidros evitam que o pó que vem da rua suje o local e afete a saúde dos residentes (principalmente das crianças ou pessoas com imunidade fragilizada). 

Outro ponto muito positivo é que os vidros têm poder de funcionar como isolante acústico, então, o trânsito, aviões, movimentação de pessoas, bares e restaurantes não incomodarão mais os residentes do apartamento. 

Tudo isso e muito mais sem deixar a estética do local prejudicada, a vista ficará ainda mais bonita! 

Ideias do que fazer

Agora que você já sabe algumas opções legais para transformar sua sacada, é hora de decidir o que será este novo cômodo. Como assim? A varanda pode ser tornar um cantinho de leitura ou um espaço zen para relaxar.

Também é possível fazer uma adega, com um barzinho e bancos para aproveitar. Que tal um home office? Muito se engana quem acredita que ter um escritório em casa deve ser algo grande. 

Uma mesinha com cadeira já pode ser muito funcional. Complementando com algumas prateleiras acima da mesa e pronto, seu escritório está finalizado!O que queremos dizer é que existem dicas fundamentais para renovar a sacada, como o envidraçamento, o nivelamento do piso em caso de integração dos cômodos e móveis planejados. A decoração é por conta da criatividade e necessidades dos moradores.